top of page

Relação entre ficção e conflitos sociais será tema de bate-papo no SESC

A mostra "Cinema e Sociedade - Refúgios Possíveis" pretende investigar as relações de pertencimento e identidade com um lugar e seu povo.


https://www.youtube.com/watch?v=kd9QC0OL1eI

Nesta terça, 24/10, às 19h30, finalizando a temática "Refúgios Possíveis", o SESC Bauru exibirá o filme "Distrito 9", uma alegoria em clima documental dirigida por Neil Blomkamp que discute assuntos como perseguição a um povo, segregação, identidade e direitos.


Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.


Logo em seguida, Gabriel Lisboa, editor de vídeo e roteirista, formado em Rádio e TV pela UNESP, fará um bate-papo sobre os aspectos cinematográficos de "Distrito 9" e as relações entre a ficção científica e os conflitos sociais, culturais e econômicos contemporâneos. Gabriel é também crítico colaborador nos blogs Action News, Demmentia13 e Cine Bigode, além de ter atuado como diretor e roteirista dos curtas-metragens "O Método" e "Peça e Eles Virão".


Ambas as atividades são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na unidade do SESC Bauru a partir de uma hora antes da sessão.

bottom of page