top of page

''Experimentos'' e a brutalidade poética de Filite

Há quem defenda que a street art jamais deveria migrar dos muros das cidades para o ambiente quase asséptico das galerias, pois tal ato colocaria em cheque sua principal essência, de arte marginal, desafiadora e pública. Felizmente, alguns artistas conseguem derrubar com propriedade este mito.

Em ''Experimentos'', exposição do artista plástico Pedro Masson – conhecido como Filite – as obras são quase como versões reduzidas (em tamanho, não qualidade) dos trabalhos que costuma realizar em ruínas e muros. São esboços em papel, pinturas em acrílico e esculturas que misturam metal fundido e madeira, com as tradicionais caveiras, crânios e, claro, a borboleta-monarca, símbolo tido praticamente como assinatura pelo artista.

A street art permanece pulsante na sutil brutalidade dos traços. A tinta que escorre dos desenhos dá a leveza às pinceladas caóticas, como se a loucura das ruas não permitisse pausas para que o artista o fizesse em seu tempo. Os olhos, de uma clareza incomum, parecem observar o público durante toda a visitação, mesmo quando fechados. Olhos de uma cidade humana, que vigia e pede socorro.

“Experimentos”, fica em cartaz até 03 de junho, na Pinacoteca Municipal de Bauru - Casa Ponce Paz. A entrada é gratuita.

Fotos: Evandro Souza

Exposição “EXPERIMENTOS” I de 06/05 à 03/06 I de segunda à sexta, das 8h às 18h I Pinacoteca Municipal de Bauru - Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves 9-10 / Centro, Bauru) I Grátis


bottom of page