top of page

Pinacoteca realiza hoje a abertura da exposição Mimos, de Elisa Carreno

Hoje (18/08), às 20h30, a Pinacoteca Municipal de Bauru - Casa Ponce Paz realiza a abertura da exposição “Mimos”, da artista plástica Elisa Carreno. Com a curadoria de Caroline Ferreira, a mostra reúne as obras mais recentes da artista, com destaque para os trabalhos criados durante as residências artísticas feitas na Alemanha, Espanha, Hungria e Montenegro, no primeiro semestre deste ano.

O nome da exposição apresenta as criações sentimentais e intuitivas de Elisa Carreno como “mimos”, palavra que pode remeter tanto a objetos (como pequenos presentes) quanto a gestos de carinho. “Os trabalhos guardam a afetividade da artista, diante das suas experiências com outras pessoas e com ela mesma, em sua busca de autoconhecimento”, explica Caroline Ferreira.

Com 31 obras de arte abstrata, a exposição “Mimos” não deve ser lida com a atitude de quem apenas quer reconhecer figuras ou identificar estilos. “Visualmente falando, a minha história não vai ser literal. Não é para as pessoas procurarem imagens figurativas e tentar ler uma história. São sensações, porque tudo é muito abstrato. As emoções são abstratas. Nada disso é literal e figurativo para mim”, afirma Elisa Carreno.

Além do uso de materiais inusitados, como sal, esmalte de unha, glitter, ou até mesmo filtro de café, marcas da poética da artista, a maioria dos trabalhos extrapolam a tradicional bidimensionalidade e, por meio de camadas, que também refletem a multiplicidade de sentimentos que as pessoas experimentam durante a vida. Nascida em São Paulo, Elisa tem sua trajetória marcada pelo tempo que viveu em Bauru, onde se graduou em Artes Visuais pela UNESP. Na universidade, foi voluntária no Polo Arte na Escola, trabalhou como educadora no Centro de Convivência Infantil “Gente Miúda” e desenvolveu um projeto educativo para a SORRI. Depois de se graduar como educadora artística em 2011, Elisa morou cinco anos em Nova Iorque, onde aprimorou seus conhecimentos e desenvolveu novas abordagens exploratórias para sua arte. Em 2017, participou da 28ª Exmarte, exposição coletiva realizada em Bauru e, logo depois, realizou as residências artísticas pela Europa.

Serviço:

Exposição: Mimos Abertura: 18/08, às 20h30. Período de visitação: De 18 de agosto a 22 de setembro. Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h. Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz. Rua Antônio Alves, 09-10. Centro, Bauru, SP. Telefone: (14) 3232-1552 Realização: Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Cultura e Pinacoteca Municipal - Casa Ponce Paz.


bottom of page